
Representantes de Tóquio, que já sediou os Jogos Olímpicos de 1964, posam com documento (Foto: AP)
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira as cidades pré-candidatas à sede dos Jogos Olímpicos de 2020. Istambul (Turquia), Tóquio (Japão), Baku (Azerbajão), Doha (Catar) e Madri (Espanha) realizaram os trâmites burocráticos até a última quarta, data limite, e estão confirmadas. A cidade italiana de Roma, que também estava cotada, desistiu da candidatura devido à crise econômica que abala a Europa.
As aspirantes entregaram dois documentos ao COI. O primeiro é a ficha de aplicação, que contém uma visão geral do projeto de cada cidade e é considerado o mais importante. O segundo é uma carta de garantias do governo do país, dando suporte ao projeto olímpico apresentado.
Os documentos agora serão estudados durante três meses por uma comissão formada pelo COI. O resultado será apresentado em maio, na cidade de Quebec, no Canadá. Lá, a organização dos Jogos confirmará quais cidades passaram na primeira avaliação e podem ser consideradas oficialmente candidatas.
A escolhida para sediar os Jogos só será anunciada no dia 7 de setembro de 2013, durante o 125º encontro do COI, em Buenos Aires.
As cinco cidades que ainda seguem na briga estão acostumadas com grandes eventos esportivos. Tóquio é a única a já ter recebido uma edição dos Jogos, em 1964. Embora tenha chegado perto para 2012 e 2016, Madri nunca sediou o evento, mas a Espanha já foi palco para a competição em 1992, em Barcelona. Mesmo assim, a capital espanhola saiu na frente e já classificou como prontas 80% das instalações olímpicas necessárias.
Istambul, que tentou ocupar o posto nas Olimpíadas de 2000, 2004, 2008 e 2012, já recebeu competições da F-1 e o Campeonato Mundial de Basquete, em 2010. Baku organizou o Mundial de Atletismo, no ano passado. Já o Catar vai receber a Copa do Mundo de 2022, e pode repetir a dobradinha do Rio de Janeiro, que além de ser a casa da Copa-2014, sediará os Jogos de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário