Pesquisar este blog

VISUALIZAÇÕES

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Em greve, agentes de trânsito de Fortaleza acampam em praça


Protesto agentes de trânsito (Foto: Haroldo Barbosa/Sindifort)
Agentes se concentram na praça em frente à AMC.(Foto: Haroldo Barbosa/Sindifort)

Agentes de trânsito de Fortaleza em greve desde esta sexta-feira (3) acampam na praça frente à sede da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), na Avenida Aguanambi, em Fortaleza, desde o início desta manhã de sábado (4). A estimativa é de que pelo menos 350 homens que fazem a fiscalização do trânsito nas ruas estejam parados, segundo Eriston Ferreira, vice-presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort). Ao todo, a AMC tem 428 agentes, de acordo com Ferreira.

A saída de viaturas da garagem do prédio da AMC está bloqueada desde a noite desta sexta, após a segunda reunião da categoria que começou por volta das 17h. ''Essa atividade [bloqueio] vai se manter pelo menos até o dia de hoje (sábado)'', diz Ferreira.
Os agentes se revezam para permanecer na praça durante todo o sábado com barracas e utensílios para preparar alimentos, segundo Ferreira. Familiares também visitam o local. Na segunda-feira (6), os agentes de rua que trabalham em motos vão entregar os veículos na sede do órgão às 9h, conforme o sindicato.
PRE
A prefeitura de Fortaleza afirmou, em nota, que as operações de trânsito terão o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e que eventos como o pré-carnaval da Praia de Iracema, neste sábado (4), o Queremos Deus e o jogo entre Fortaleza e Guarani de Sobral, no estádio Presidente Vargas, no domingo (5), estão garantidos.
Ainda conforme a prefeitura de Fortaleza, a PRE também dará apoio em operações para garantir o ordem do trânsito na Avenida Beira Mar e demais áreas da capital.
Assembleia
A decisão da paralisação foi decretada após assembleia da categoria nesta sexta-feira (3). De acordo com o Sindifort, os agente da AMC ficaram insatisfeitos com a proposta apresentada pela Prefeitura de Fortaleza, em reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira.
Os agentes da AMC pedem reajuste salarial que sobreponha a inflação no ano anterior, avaliada em cerca de 6%. Eles pedem também aumento do percentual da Gratificação Específica de Exercício da Função (GEEF) e regulamentação da produtividade dos servidores administrativos da AMC. A secretaria municipal ofertou a proposta de reajuste que varia de 3,41% a 15,71%, de acordo com o cargo na AMC.
A AMC informou que até a noite desta sexta-feira não havia sido oficialmente notificada sobre a greve. De acordo com a legislação, para que a greve seja considerada legal, as paralisações só podem começar 72 horas após uma notificação oficial aos órgãos competentes.

Nenhum comentário: