Pesquisar este blog

VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 29 de março de 2012

Visado, Guilheiro muda treinos e busca 'algo a mais' antes dos Jogos


Leandro Guilheiro judô treino seleção  (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
Leandro Guilheiro durante treino da seleção (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)


No último ano, Leandro Guilheiro viu a marcação apertar. As conquistas em sequência e o primeiro lugar no ranking fizeram com que adversários estudassem as técnicas e os passos do brasileiro. As medalhas continuaram saindo, embora com uma dificuldade maior do que a esperada. No caminho para os Jogos de Londres, no entanto, o número 1 do mundo da categoria até 81kg pegou os primeiros meses de 2012 para mudar.
O primeiro passo foi fazer um trabalho específico para reforçar a musculatura. Ganhou massa, ficou mais forte e viu seu peso aumentar em três quilos, próximo dos 81kg e perto do que o judoca considera ideal. Depois, Guilheiro iniciou sua busca por “algo a mais” rumo aos Jogos.


- Eu tenho treinado muito, mas também estou muito cansado por tudo que eu tenho feito. Estipulei melhoras técnicas, uma evolução mesmo. Mas nem tudo ainda está saindo. Tenho treinado, faço as coisas conscientes. Estou procurando esse algo a mais – disse o judoca, que participa dos treinos da seleção em São Paulo, nesta semana.
Para Guilheiro, os bons resultados fizeram com que os adversários mudassem de postura quando o enfrentavam em campeonatos. Para o judoca, este início de ano serve para tentar evitar que sua técnica seja previsível contra os rivais.


- No Mundial (em Paris, quando foi bronze), já estava difícil. Já estava muito marcado. Os adversários enfrentavam outros de um jeito e tinham outra postura comigo. Estou treinando para tentar alguma surpresinha (risos). É um trabalho árduo, mas estou buscando.
Enquanto se aproxima dos Jogos, Guilheiro diz não ter problemas para controlar a ansiedade. Pelo contrário. Para o judoca, o tempo antes da principal competição no ano tem passado rápido.
- Eu não sou ansioso, nunca me preocupei com isso. Na verdade, o tempo passa muito rápido. Já estamos em abril, praticamente. Comecei a colocar em prática os novos treinamentos há três meses. Ganhei peso rápido e já comecei a treinar. Esse tempo serve para que eu melhore. Com as competições, não estava conseguindo fazer esse trabalho. Comecei a ter tempo hábil para colocar isso em prática. Por mais que eu tentasse algo diferente, não saía.
A última competição de Guilheiro antes dos Jogos será o Pan de Montreal, no Canadá, no fim de abril. Lá, tentará pôr em prática as novas técnicas e confirmar a ida para Londres como líder do ranking.
- No Pan, quero sacramentar a minha primeira colocação no ranking. Nunca procurei isso, mas já que é possível, por que não? É uma questão de vaidade mesmo. E, embora não tenha o nível de um Mundial, é uma competição muito forte. Vai ser legal.


Nenhum comentário: