Na primeira fase da competição, uma vitória para cada lado (Foto: José Leomar / Ag. Diário)
Começa na tarde deste domingo o que o futebol cearense tem de melhor em seu cardápio. Ceará e Fortaleza voltam a decidir um Campeonato Cearense. As duas equipes fizeram, de forma soberana, as melhores campanhas na fase de classificação do estadual e chegam à grande decisão com um grande equílibrio, sem maiores favoritismos para um lado ou para outro.
Na primeira fase, houve uma vitória para cada lado. O Fortaleza venceu por 2 a 1, enquanto o Vovô derrotou seu adversário por 1 a 0 na segunda partida - ambas resolvidas já nos acréscimos.
Com uma melhor campanha na fase classificatória, o Ceará leva vantagem de jogar por dois empates ou por dois placares com a mesma diferença de gols, mesmo que seja uma derrota e uma vitória (2 a 0 para o Vovô na primeira e 4 a 2 para o Fortaleza na segunda, por exemplo, quem leva o título é o Alvinegro).
*Divergências e brigas judiciais na véspera
Assim como ocorreram nas vésperas dos dois Clássicos-Reis, ainda na fase de classificação, desta vez, as duas equipes também se viram em muitas discordâncias e confusões extra-campo.
As duas diretorias discordaram da distribuição de ingressos. Enquanto o Vovô queria torcida única, o Fortaleza defendeu o que foi definido na primeira fase, com arquibancadas divididas. Além disto, o Ceará ainda teve que esclarecer notícias de uma investigação da Polícia Federal, onde o nome do clube era citado e fazia alusão a um suposto esquema de manipulação de resultados na Série B de 2009.
Isto tudo sem contar com as denúncias feitas sobre os jogadores Reina e Guto, que acabaram sendo arquivadas na véspera do clássico.
Polêmicas à parte, as duas equipes tiveram tempos diferentes de preparação. O Fortaleza vem de uma partida decisiva na Copa do Brasil, no meio da semana, contra o Grêmio. A derrota para a equipe gaúcha, segundo os atletas tricolores, não desmotivou o grupo.
- São duas competiçoes diferentes - pontuou o volante Marielson.
Nedo Xavier teve que arrumar a equipe rapidamente, mas o time titular é o mesmo que vinha atuando regularmente, sem contusões mais graves e sem suspensões. Para o jogo contra o Ceará, o treinador deve mandar a campo a seguinte equipe: João Carlos; Rafinha, Ciro Sena, Cléber Carioca e Kauê; Leandro, Marielson, Esley e Geraldo; Cléo e Jaílson.
O volante Leandro, prata da casa, tem ainda a motivação de tentar obter seu quinto título com a camisa do Leão. O atleta esteve nas conquistas estaduais mais recentes do Fortaleza: em 2007, 2008, 2009 e 2010. Mesmo assim, fez questão de pregar respeito ao adversário.
- Fico feliz em ter atingido essa marca. Todos aqui estão cientes das dificuldades que teremos nestes dois jogos frente o Ceará. É o nosso maior adversário e todo cuidado é pouco - falou
*Ceará não quer saber do regulamento
Pelo lado do Vovô a ordem durante a última semana foi esquecer o que diz o regulamento. PC Gusmão, literalmente, proibiu os atletas de jogarem pela vantagem de dois empates, que o Alvinegro adquiriu com a melhor campanha na fase classificatória.
- Aqui é proibido pensar em regulamento. Nós temos que focar no Fortaleza. Eu os enfrentei uma vez, mas os jogadores, a maioria, enfrentou duas vezes e já conhecem bem o time. Eles sabem como o Fortaleza é competitivo. Vai ser um grande clássico - disse o técnico.
Além desta vantagem, o Ceará traz ainda uma semana inteira de trabalho, onde o treinador teve tempo suficiente para organizar e preparar seu time para o desafiante Clássico-Rei decisivo.
PC Gusmão pediu aos atletas para esquecerem a vantagem no regulamento da competição (Foto: Divulgação / CearaSC.com)
Sem problemas de lesões ou suspensões, PC Gusmão deve mandar a campo a seguinte formação: Fernando Henrique; Apodi, Thiego, Potiguar e Márcio Careca; Heleno, Régis, Eusébio e Rogerinho; Mota e Felipe Azevedo.
Para os torcedores, há ainda um tempero especial. Desde 1918, o Clássico-Rei decidiu o Campeonato Cearense em 34 oportunidades. Dessa disputa, as duas equipes empatam em conquistas: 17 a 17. Sendo assim, a decisão deste ano colocará uma das duas equipes à frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário