Pesquisar este blog

VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 17 de abril de 2012

Athletic testa registo imaculado do Sporting em casa



Athletic testa registo imaculado do Sporting em casa

Ricardo Sá Pinto conduziu o Sporting às meias-finais na sua primeira época como treinador principal
©AFP/Getty Images


O Athletic Club é a próxima ameaça ao imaculado registo caseiro do treinador do Sporting, Ricardo Sá Pinto, quando disputar a primeira mão da meia-final da UEFA Euriopa League, em Lisboa, na quinta-feira.

Desde que Sá Pinto sucedeu a Domingos Paciência como treinador dos "leões", a meio de Fevereiro, o Sporting venceu os oito jogos realizados diante dos seus adeptos, tendo marcado 13 golos e sofrido somente um, a grande penalidade convertida por Cleiton Xavier pelo FC Metalist Kharkiv na primeira mão dos quartos-de-final.

Apesar dos resultados fora não serem tão bons – ganhou apenas um jogo, empatou dois e perdeu três –, conjuntos como o Legia Warszawa, o Manchester City FC, o Metalist e o Benfica, candidato ao título português, saíram todos derrotados do Estádio José Alvalade.

Se estes dados constituem boa causa para optimismo antes da primeira meia-final europeia do Sporting desde 2005, então o registo de Sá Pinto nos derbies do País Basco apenas reforça a onda positiva com o emblema da capital lusitana parte para o encontro. Em quatro partidas frente ao Athletic enquanto jogador da Real Sociedad de Fútbol, entre 1997 e 2000, o antigo dianteiro da selecção de Portugal conseguiu duas vitórias e dois empates, tendo marcado no triunfo no Anoeta, por 3-1, em Novembro de 1998.

Mas se a meia-final ibérica constitui um teste à consistência caseira do Sporting – condição na qual também prossegue numa série de 11 jogos seguidos sem perder nas competições europeias, desde o desaire por 2-0 com o Brøndby IF no "play-off" da UEFA Europa League de 2010/11 –, o mesmo se aplica ao momento de forma do Athletic longe do seu recinto, San Mamés. A equipa da Liga espanhola, que contabiliza uma média de precisamente dois golos marcados na presente edição, venceu quatro dos seis desafios efectuados em terreno alheio desde o início da fase de grupos.

O regresso de Daniel Carriço, após suspensão, poderá ajudar a anular a vibrante equipa do Athletic que mereceu rasgados elogios pela forma como venceu nos terrenos do Manchester United FC (3-2) e do FC Schalke 04 (4-2) nas duas rondas anteriores.

Originalmente defesa-central, Carriço, de 23 anos, tem passado boa parte da presente temporada como médio-defensivo, alteração posicional em parte motivada também pela indisponibilidade de Elias, habitual ocupante do lugar, nos jogos europeus por já ter representado o Club Atlético de Madrid na presente temporada. "É um orgulho estar nas meias-finais", disse Carriço na semana passada.

"Vamos jogar frente ao Athletic e entrar em campo com grande ambição, porque queremos estar na final. Estamos focados na meia-final. Estamos concentrados neste jogo. Sabemos o que o Bilbau tem feito na Europa. Tem uma equipa fortíssima, tem bons jogadores, mas a nossa arma tem sido o nosso espírito de luta. A nossa equipa está muito unida. Temos a máxima confiança, sobretudo porque queremos lutar por um Sporting ao mais alto nível europeu.”

Nenhum comentário: