Pesquisar este blog

VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ENEM 2011 FALHA, DE NOVO



MAIS UMA VEZ, O ENEM VAZA, COMO SE FOSSE NOVIDADE, MAS NÃO É SÓ NO ENEM QUE TEM ESSES PROBLEMAS DE VAZAMENTO, ISSO ACONTECE COM DIVULGAÇÃO DE CD'S, DVD'S, NOTÍCIAS INTIMAS DE FAMOSOS E ETC. MAS, DE NOVO ESSA PROVA VAZA? QUEM É O CULPADO DESSA VEZ? O QUE VAI ACONTECER COM A PROVA? E OS ALUNOS QUE FIZERAM A PROVA, O QUE ACONTECERÃO COM ELES?

VAMOS LÁ, A CONFUSÃO TODA ACONTECEU NO COLÉGIO CHRISTUS..

UM ALUNO DE 18 ANOS, POSTOU NO FACEBOOK, CADERNOS QUE O COLÉGIO DISTRIBUIU, CONTENDO 11 PERGUNTAS IDÊNTICAS A DO ENEM, ANTES DA PROVA NACIONAL. OUTROS 2 ALUNOS DO MESMO COLÉGIO, TAMBÉM CONFIRMARAM QUE RECEBERAM ESSES CADERNOS E QUE TINHA AS PERGUNTAS DO ENEM, QUE PRA QUEM NÃO SABE SIGNIFICA ´´EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO´´, HOJE USADA COMO CRITÉRIO EM VÁRIAS UNIVERSIDADES E EM OUTROS COLÉGIOS PARA SELEÇÃO DE ALUNOS.

Ciências da Natureza - questão 87 da prova azul. Em destaque, a mesma questão é vista na apostila do Enem (Foto: Reprodução)
NA FOLHA ROSA, O CADERNO DO COLÉGIO CHRISTUS, NA FOLHA BRANCA DESTACADA, A MESMA PERGUNTA NA PROVA DO ENEM. (FOTO REPRODUÇÃO-EEFM MARIA MARGARIDA DE CASTRO ALMEIDA).



O estudante ouvido pelo G1 relatou que, depois de ouvir comentários na escola dele sobre a antecipação das questões, resolveu comparar com a prova do Enem. “Comprovei que no material do outro colégio [Christus] havia questões idênticas as das provas de matemática, ciências e linguagens”, afirma. Dizendo-se indignado, o candidato tirou fotos das questões iguais e postou na internet, o que gerou repercussão nas redes sociais.

Após receber cerca de mil comentários no Facebook, o estudante postou: "Gente, eu sei que é revoltante, é uma das provas mais importantes da nossa vida. Mas cuidado com as palavras, muito aluno do colégio recebeu isso e acertou as questões merecidamente. Vamos esperar também por um esclarecimento da escola antes de fazer julgamentos".


O G1 comparou as questões dos quatro livretos da escola com os cadernos Azul, da prova de ciências humanas e ciências da natureza, e Amarelo, da prova de linguagens e matemática, do Enem. Há pelo menos 10 questões iguais e uma similar nos materiais.


Na prova de ciências da natureza, foram detectadas 5 questões idênticas às dos livretos. Em matemática e ciências humanas, são 2 questões iguais em cada um dos testes. Na prova de linguagem, há 1 questão idêntica.


Dois alunos do colégio Christus confirmaram ao G1 terem recebido o caderno com as questões idênticas às contidas na prova do Enem. Aluno do curso pré-vestibular, um estudante de 22 anos afirmou que recebeu material de revisão contendo "várias" questões iguais às do Enem duas semanas antes da prova.
"Levei um susto. Na hora, fiz as questões 'no automático', mas queria comprovar para não correr o risco de a resposta ser uma letra diferente do exercício". O estudante preferiu não se identificar por medo de represálias dos colegas que temem a anulação da prova.
Outra estudante, que também não quer se identificar, afirmou que todos os alunos da unidade Nunes Valente, da mesma escola, receberam quatro pequenos livros com 24 questões cada, divididos em ciências da natureza e humanas, linguagens e matemática.
"O professor nos recomendou fazer, dizendo que eram questões possíveis de cair no Enem e que não mostrasse à concorrência, porque enfim... Acho que nenhum colégio diria para mostrar seu material ao concorrente, né?", afirmou.
A jovem relatou que recebeu o material três semanas antes da prova, no início do período de revisão e que achou "estranho" quando percebeu que havia questões iguais às do exercício que recebera. "Fiquei surpresa quando vi, e feliz, claro". Para ela, as questões não eram difíceis, "mas já era garantido".
O Enem teve problemas de vazamento de provas em 2009 e de impressão em 2010, que obrigou alguns milhares de alunos a refazerem o exame.

AGORA A NOTA DO COLÉGIO SOBRE O CASO:


"O COLÉGIO CHRISTUS, considerando as notícias correntes a respeito das questões do último ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, vem apresentar publicamente os seguintes esclarecimentos:
1. Nos anos 2010 e 2011, o COLÉGIO CHRISTUS não foi responsável pela aplicação do ENEM, sendo, assim, impossível que mantivesse qualquer tipo de contato prévio com o exame;
2. Como é do conhecimento de todos, a metodologia utilizada pelo ENEM é baseada na TRI – Teoria de Resposta ao Item, necessitando, assim, do pré-teste das questões, realizado em diversas escolas de ensino médio do Brasil;
3. Como há o pré-teste de questões utilizadas no ENEM, existe a possibilidade de que essas questões caiam no domínio público antes da realização oficial do exame, as quais eventualmente podem compor o banco de dados de professores e de outros profissionais da área de educação;
4. O COLÉGIO CHRISTUS mantém vasto banco de questões, construído a partir da colaboração de professores e das sugestões de alunos ou ex-alunos, tendo como única exigência que as questões estejam no estilo próprio do ENEM;
5. O banco de questões do COLÉGIO CHRISTUS pode ser integrado também por questões provenientes de sugestões dos alunos que realizaram o pré-teste, sem o conhecimento da escola no que diz respeito à origem desses dados;
6. O COLÉGIO CHRISTUS verificou que há evidências de que as questões em discussão foram objeto de pré-testes efetivados para o ENEM entre os anos 2009 e 2011;
7. As questões da base de dados do COLÉGIO CHRISTUS provêm de diversas outras fontes, inclusive da própria rede mundial de computadores (internet) – mensagens de e-mail, simulados, fóruns de discussão e mídias sociais –, assim como da conversão de questões clássicas em questões “estilo ENEM”, dentre outras origens;
8. Uma instituição de ensino que tenha profundo conhecimento da TRI – Teoria de Resposta ao Item – e possua vasto banco de questões originadas das mais diversas fontes, poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e de outros vestibulares;
9. No que se refere à redação, por exemplo, foi abordado o lógico no exame: o tema das redes sociais. No eixo temático do COLÉGIO CHRISTUS, durante a preparação dos alunos para o ENEM, focou-se a capacidade das redes na mobilização popular, considerando os últimos acontecimentos no Oriente Médio. O ENEM, por sua vez, focou as redes sociais considerando os limites entre o público e o privado nas relações inter-pessoais. A abordagem do tema “redes sociais” pelo COLÉGIO CHRISTUS, na preparação dos alunos, decorreu de uma avaliação contextual, mediante pesquisas e consultas a diversas fontes;
10. De resto, desafia a lógica e agride o bom senso alguém imaginar que, tendo de alguma forma conseguido previamente questões que seriam aplicadas no ENEM, fosse o COLÉGIO CHRISTUS torná-las públicas, entre os seus alunos, dez dias antes do exame.
11. O COLÉGIO CHRISTUS afirma, por fim, que agiu em estrita conformidade com os princípios da ética e da licitude que vêm pautando sua conduta ao longo de 60 anos de história.
COLÉGIO CHRISTUS
A Direção"
OUTRA COISA QUE É MUITO IMPORTANTE:
O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), cancelou as provas de todos os 639 estudantes do Colégio Christus, que usou questões doExame Nacional do Ensino Médio em simulado uma semana antes do teste. Em nota, o órgão diz que foi quebrada a garantia de direitos iguais para todos.
"No entender do Inep, esse fato configura uma quebra de isonomia, independente da questão criminal, que seguirá sendo apurada pela Polícia Federal", diz nota. Segundo o documento, nos próximos dias, o Inep vai contatar os alunos que tiveram a prova cancelada e oferecer a possibilidade de refazer as provas nos dias 28 e 29 de novembro próximo.
A nota diz ainda que não considera que houve vazamento: "Depois de revisados todos os procedimentos da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, e sem encontrar nenhuma ocorrência de incidente, concluiu-se que não houve vazamento na sua aplicação. Em vista disso, decidiu acionar a Polícia Federal para esclarecer de que maneira os estudantes do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso a questões do Enem 2011. E, em caso de envolvimento da instituição ou de terceiros, o Inep manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente."
As questões usadas em simulado do Colégio Christus faziam parte de um pré-teste aplicado em 2010 para avaliar a dificuldade de perguntas que poderiam ser usadas em futuras edições do Enem. O pré-teste de 2010 foi aplicado a 100 mil alunos de 40 cidades pelo Brasil.
MP quer anulação das questões
O procurador do Ministério Público Federal no Ceará, Oscar Filho, afirmou que vai entrar com ação civil pública na Justiça Federal para anular as questões às quais os estudantes tiveram acesso antes do exame deste fim de semana. Segundo ele, outros candidatos podem ter visto os itens. "Esta medida é necessária para manter a isonomia do exame."

E NESSE FATO TODO, AS PROVAS DOS ALUNOS DO ENEM EM FORTALEZA FEITAS NESSE COLÉGIO, FORAM CANCELADAS, CLARO, MAS UMA FORMULA PARA QUE OS ALUNOS NÃO PASSEM, ATÉ PORQUÊ, QUEM FAZ AS PROVAS, GERALMENTE SÃO ALUNOS DA PERIFERIA, DA FAVELA, OU SEJA POBRES, E AS UNIVERSIDADES NÃO QUEREM QUE ESSES ALUNOS ENTREM EM SUAS INSTALAÇÕES, ENTÃO O JEITO MAIS FÁCIL DE IMPEDI-LOS DE PASSAREM É ANULANDO A PROVA E PASSANDO OUTRA, DEIXANDO O ALUNO NERVOSOS E NÃO CONSEGUINDO ACERTAR AS QUESTÕES.

QUANTO Á QUESTÃO DO VAZAMENTO NO COLÉGIO, O PROMOTOR QUE ESTÁ CUIDANDO DO CASO, PROMETEU PEDIR A ANULAÇÃO DA PROVA EM TODO O BRASIL, OU A ANULAÇÃO DAS QUESTÕES IMPRESSAS NO CADERNO DA ESCOLA CEARENSE. RESTA ESPERAR,E ESTUDAR TAMBÉM NÉ, ATÉ PORQUÊ, SEMPRE FOI ASSIM NOS ÚLTIMOS 3 ANOS NÉ?
COMENTEM

Nenhum comentário: