Vettel coloca 'chifrinho' em Raikkonen no pódio do Bahrein Foto: Getty Images)
A cada corrida, mais surpresas na Fórmula 1. No GP do Bahrein, neste domingo, a gangorra continuou funcionando. Foi a vez de Sebastian Vettel brilhar, ao vencer pela primeira vez no ano e assumir a liderança do campeonato.
A corrida de Sakhir contou ainda com a ressurreição da Lotus: Kimi Raikkonen (2º) e Romain Grosjean (3º) fecharam o pódio. Quem desceu foi a McLaren, com lambanças nos boxes e pneu furado no fim da prova. Outro que apareceu de forma negativa foi Nico Rosberg, vencedor na China, ao empurrar dois adversários para fora da pista. Os brasileiros protagonizaram belas largadas, mas tiveram destinos diferentes. Enquanto Felipe Massa marcou os primeiros pontos, Bruno Senna abandonou a três voltas do fim. Os protestos do lado de fora da pista chamaram a atenção durante todo o fim de semana, mas não chegaram a comprometer a corrida barenita. Confira os destaques positivos e negativos da quarta etapa do mundial 2012 de Fórmula 1.
Enfim, chegou a vez de Vettel em 2012. Após um início de ano bem diferente de 2011, quando foi hegemônico durante toda a temporada, o bicampeão penou no início deste campeonato, mas voltou a frequentar o lugar mais alto do pódio. E a vitória foi em grande estilo. Pole position, o alemão venceu de ponta a ponta no Bahrein e assumiu a liderança na tabela, com 53 pontos, quatro a mais que o vice-líder Lewis Hamilton, da McLaren. De quebra, o piloto da RBR ainda anotou a volta mais rápida do dia na 41ª passagem: 1min36s379. E o "ligeirinho" Vettel não parou de correr nem quando saiu do carro, comemorando a conquista com um pique até os boxes.
Parecia que Vettel seguiria para uma vitória tranquila. Mas o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, com um ritmo impressionante após largar em 11º, começou a ameaçar a liderança do bicampeão. O finlandês chegou a reduzir a diferença para um segundo e ensaiou tentativas de ultrapassagens, mas o piloto da RBR manteve a porta fechada. Na 40ª volta, os dois entraram juntos nos boxes. No retorno à pista, Vettel voltou a abrir na ponta e conseguiu administrar a vantagem até cruzar a linha de chegada em primeiro.
Os brasileiros Felipe Massa e Bruno Senna não tomaram conhecimento dos adversários na largada em Sakhir. Respectivamente em 14º e 15º no grid, saíram muito bem e ganharam cinco posições cada um. Massa conseguiu manter um bom ritmo durante a prova e terminou na nona posição, marcando seus primeiros dois pontos na temporada. Bruno Senna não conseguiu o mesmo rendimento das duas últimas corridas, em que figurou entre os dez primeiros. Com problemas no freio, recolheu o carro para a garagem a três voltas do fim, quando estava na 15ª posição.
O troféu vai para a McLaren. Apontada como uma das favoritas ao título em 2012, a equipe inglesa viveu um pesadelo neste domingo. Hamilton teve problemas em dois dos três pit stops, não apresentou um bom ritmo de corrida e amargou a oitava posição depois de ter largado em segundo. Ruim para Hamilton, pior para Button. O britânico precisou parar nos boxes a três voltas do fim, quando estava em sétimo, por causa de um furo no pneu dianteiro, e terminou apenas em 18º. De quebra, a escuderia viu Hamilton ser superado no Mundial de Pilotos por Vettel e ainda perdeu a liderança entre os construtores para a RBR.
Depois de Nico Rosberg obter a primeira vitória da carreira, no GP da China, a expectativa era de mais uma corrida brigando pelas primeiras posições, no Bahrein. Mas o piloto da Mercedes fez uma prova discreta e só chamou a atenção com duas manobras imprudentes. Na 10ª volta, o alemão espremeu Hamilton, que precisou sair da pista para realizar a ultrapassagem. Quinze voltas depois, Rosberg repetiu a dose no mesmo lugar, dessa vez empurrando Fernando Alonso para fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário