O Estádio Olímpico se prepara para receber os Jogos de Londres 2012 (Foto: AP)
Durantes os meses de julho e agosto, Londres estará no centro das atenções do mundo. Sede das Olimpíadas de 2012, a capital inglesa se prepara para fazer os melhores Jogos da 'era moderna'. Além da parte esportiva, uma das grandes preocupações dos organizadores está na parte da segurança. Para isso, uma equipe foi selecionada para certificar que nada saia do planejado nos 17 dias do evento.
Para o coordenador da equipe, Chris Allison, as três maiores ameaças são: terrorismo, crime organizado e protestos.
- Há uma conjunção de diferentes riscos associados aos Jogos. Temos algo chamado avaliação de risco estratétigo que identifica os 32 pontos de riscos. Podemos agrupá-los em três grandes áreas que causam impacto. O primeiro é a ameaça terrorista. Assim consideramos como promover segurança em pontos turísticos, criando barreiras para monitorar quem entra. Existe a ameaça do crime organizado, que tenta conseguir dinheiro ilegalmente vendendo ingressos falsos. E a terceira área são os protestos. Até o momento não há quem proteste contra os Jogos, mas pessoas que usam as Olimpíadas para um certo protesto. Estas são as grandes áreas em que investimos muito dinheiro para tentar assegurar a segurança dos Jogos - explica o coordenador, em entrevista exclusiva ao "SporTV Repórter".
Chris Allison recebeu a equipe do SporTV durante uma operação de três dias para simular as ações de segurança que estão sendo desenvolvidas para as Olimpíadas. Representantes da polícia, dos bombeiros e da rede pública de saúde treinaram suas reações em três episódios simultâneos: um pouso forçado no aeroporto de Heathrow, o mais movimentado da Europa, o fechamento de uma via de acesso ao parque olímpico e a prisão de um grupo que ameaçava cometer um ato terrorista.
Com 28 anos de experiência na polícia, durante os quais já enfrentou atentados a bomba e os recentes protestos nas ruas de Londres, o oficial afirma que espera nunca ter um dia como este na vida real. Mas quem vai coordenar a segurança nos locais de competição e em toda a cidade tem de estar preparado para tudo.
- Este é o maior desafio para a polícia inglesa com o qual lidei. Lidamos com grandes incidentes diariamente neste país, acontecem muitos eventos importantes com muito sucesso dentro do país. Tragicamente, tivemos os grandes ataques a bomba no metrô em 7 de julho (de 2005). Mas nada se compara com as Olimpíadas, o maior espetáculo do mundo em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário