A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), externou toda sua predileção pelo secretário de Articulação Política da Prefeitura, Waldemir Catanho (PT), dentre os postulantes petistas à sua sucessão no Paço Municipal, ontem, durante participação no programa Debates do Povo, da rádio O POVO/CBN (1010), que foi ao ar ontem, a prefeita afirmou que Catanho é o nome que a faria sentir “completamente representada” numa possível candidatura. A prefeita disse ainda que não existe a possibilidade do PT não encabeçar uma chapa, nas próximas eleições municipais.
As declarações de Luizianne, que é também presidente estadual do PT, ocorrem a menos de um mês do anúncio oficial sobre quem será o candidato do PT na das eleições majoritárias de 2012, em Fortaleza. Dentre os 13 que outrora foram apresentados como pré-candidatos petistas, apenas cinco foram citados pela prefeita, numa rápida menção aos nomes ainda na disputa. São eles: Waldemir Catanho; o deputado federal Artur Bruno; o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena; o secretário de Educação, Elmano de Freitas; e o vereador Guilherme Sampaio.
Porém, segundo a prefeita, Catanho reúne características positivas que o diferencia dos demais. “Uma pessoa que não tenha o jargão político que se supõe que seja da política, pra mim, é uma boa novidade. Traz a política pra perto do povo quando você tem candidatos que não foram forjados ou preparados como políticos, do ponto de vista clássico. Por outro lado, o Catanho é negro. Que bom fazer o debate da negritude no Ceará, especialmente em Fortaleza, onde a maioria das pessoas é parda”, destacou.
Na opinião da prefeita, o secretário tem ainda a idoneidade a seu favor. “Precisa ter muita consistência para bater no Catanho, no sentido político. Não tem nada que deponha contra ele”, avaliou.
Sem mágoas
Questionada sobre o fato de Artur Bruno ter sido um dos líderes do PT que, em 2004, defendiam o apoio à candidatura do hoje senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) ao Executivo, em detrimento de sua intenção de se lançar à prefeitura, Luizianne disse que não é de ficar “remoendo mágoas”. Como pré-candidato, o deputado já se definiu como o nome capaz de unir PT e base aliada.
“Quando eleita, uma das primeiras coisas que fiz foi compor todo o PT novamente. Ao ponto de que, se 2004 eu não tive o apoio de nenhum petista de renome [...], por outro lado, em 2010, fui aclamada a presidente estadual do PT, com 97% das intenções de voto”, disse Luizianne, ao dar mostras de que não restaram sequelas do processo anterior.
A prefeita afirma que não há possibilidade de o PT não lançar candidato próprio ao Executivo em 2012. Luizianne ressaltou que é “muito importante” que partidos como PSB, PCdoB, PMDB e PV permaneçam na base aliada, desde que a coalizão seja descaracterizada por “concessões indevidas ou inadequadas, que manchem nossa história política”.
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
As declarações de Luizianne ocorrem em um período crucial da articulação petistana, que deve apresentar um candidato às eleições municipais de 2012 até o fim de janeiro. A impressão que dá e que a a candidatura de Catanho depende, hoje, apenas de sua disposição.
SERVIÇO
Programa Debates do Povo
Onde: O POVO/CBN (AM-1010
Portal: www.opovo.com.br
Entrada franca.
Outras informações: (085) 3066.4030
Saiba mais
Jornalistas do O POVO na sabatina
O debate foi mediado pelo jornalista Erivaldo Carvalho e teve a participação do editor-adjunto do núcleo de Conjuntura do O POVO e titular da coluna Política, Érico Firmo, e também do repórter do núcleo de Cotidiano do O POVO, Bruno de Castro.
Sobre Arialdo, silêncio e desconhecimento
Questionada sobre a relação com o Governo do Estado, após o episódio de críticas feitas à sua gestão pelo secretário estadual da Casa Civil, Arialdo Pinho, através do microblog Twitter, a prefeita disse apenas que “com relação a esse secretário que você fala, eu não tenho notícia, não dou notícia. Realmente não sei”.
Relação tranquila com governador
Entretanto, Luizianne ressaltou que mantém uma relação respeitosa com o governador do Estado, Cid Gomes (PSB). “É uma relação tranquila nesse sentido. Nada que nos coloque no patamar de... (pausa) Acho que posso contar com ele, ele pode contar comigo na parceira em prol da Cidade, em especial, e com o respeito que a Cidade merece”.
Prefeituráveis
Waldemir Catanho
O secretário de Articulação Política da Prefeitura é o predileto de Luizianne Lins, dentre os postulantes à sua sucessão no Paço Municipal. A prefeita chegou a afirmar que se sentiria “completamente representada” com uma eventual candidatura dele.
Elmano Freitas
A prefeita de Fortaleza afirmou que conhece e confia em seu atual Secretário de Educação, lembrando que desde os tempos de faculdade eles estação juntos. Na época, inclusive como contemporâneos na faculdade. É definido por Luizianne como pessoa “prática”.
Artur Bruno
Segundo avaliação da própria prefeita, que também ocupa a presidência estadual do PT, o deputado federal tem uma relação “muito forte” com Fortaleza, que é do conhecimento de todos. Nas eleições de 2010, por exemplo, o petista foi o candidato à Câmara Federal
Acrísio Sena
Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, também foi lembrado como um dos que se coloca como alternativa para a disputa do próximo ano, dento de uma lista composta por 13 nomes antes apresentados ao comando partidário.
Guilherme Sampaio
O vereador foi lembrado pela prefeita Luizianne Lins como um dos postulantes do PT que se coloca como alternativa. No primeiro mandato de Luizianne, ele ocupou o desgastante cargo de líder do governo na Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário