Tweetar
Largada GP do Bahrein em 2010 (Foto: Divulgação)

Largada GP do Bahrein em 2010 (Foto: Divulgação)
O GP do Bahrein, programado para o fim de semana de 20 a 22 de abril, foi confirmado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A entidade declarou, em nota oficial, que tem garantias de segurança para todos os envolvidos com a categoria durante o evento e afirmou ter tomado a decisão com base em informações dos representantes da região.
A instabilidade política e os conflitos na região têm se intensificado nos últimos meses. De maioria xiita, o Bahrein é governado pelo Rei Hamad, pertencente à dinastia sunita. Os manifestantes pleiteiam reformas democráticas, a queda do governo e condenam a realização do GP de F-1 enquanto os conflitos não cessarem. A repressão contra os protestos é violenta, com denúncias de mortes e de violação de direitos humanos.
Confira o comunicado oficial da FIA:
"A FIA é o orgão que comanda o esporte a motor e, portanto, a F-1. Como tal, define o calendário da temporada após proposta do detentor dos direitos comerciais, de acordo com as autoridades locais em todos os assuntos relativos à segurança.
Dentro desse contexto, a FIA garante que qualquer evento que faça parte do Campeonato Mundial é organizado em conformidade com os estatutos da entidade e dos respectivos regulamentos desportivos e técnicos e que a segurança do público, funcionários, pilotos e equipes é assegurada em todos os momentos durante o evento.
A FIA teve de tomar decisões racionais, com base nas informações fornecidas pelas autoridades do Bahrein e pelo detentor dos direitos comerciais. Além disso, temos nos esforçado para avaliar a situação em curso no Bahrein.
O presidente Jean Todt liderou uma missão de investigação ao Bahrein em novembro de 2011, atendendo a um grande número de autoridades e formadores de opinião, incluindo os membros xiitas eleitos pelo Parlamento, além do Presidente da Comissão Independente de Inquérito do Bahrein, embaixadores da União Europeia, o príncipe herdeiro, o ministro do Interior e muitos membros da comunidade empresarial.
Todos expressaram o desejo de ter a corrida em 2012, e desde então, a FIA manteve em estreito contato com todos os interessados. Longe dos olhos do público, a FIA recebeu relatórios de segurança regulares dos mais altos funcionários diplomáticos, com base no Bahrein, bem como de outros especialistas independentes.
O calendário de 2012, conforme apresentado pelos detentores dos direitos comerciais, foi ratificado pelo Conselho Mundial de Automobilismo em setembro de 2011. Desde então, nenhum pedido da Comissão de F1 ou dos detentores dos direitos comerciais foi feito ao Conselho Mundial para adiar ou cancelar o GP do Bahrein.
Com base na informação atual da FIA, estamos satisfeitos de que todas as medidas adequadas de segurança estão em vigor para a realização do GP no Bahrein. Portanto, a FIA confirma que a edição de 2012 do GP do Bahrein será realizada como o planejado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário