
Cralos Arthur Nuzman e Carlos Ghons fecham
acordo de patrocínio (Foto: Divulgação Nissan)
A previsão era conservadora. Ainda assim, ter atingido o valor mínimo estipulado para verba total de patrocínios faltando mais de quatro anos para os Jogos Olímpicos Rio-2016 foi o suficiente para crescer o otimismo do Comitê Organizador. Nesta quarta-feira, foi anunciado o quinto patrocinador de nível 1 da competição, desta vez, do setor automotivo. Com ele, a marca de 570 milhões de dólares (cerca de R$ 980 milhões) citada no dossiê já teria sido ultrapassada.
- O que nós podemos dizer é que a nossa previsão estabelecida no caderno de encargos, com um mínimo garantido, já foi superada largamente em termos de vendas. Para nós, isso é uma enorme alegria - afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016.
O patrocínio da Nissan é o quinto de nível 1, grupo dos principais investidores, nos Jogos Olímpicos do Rio. Além deles, a organização do evento também já garantiu um outro parceiro de nível 2. No total, já são seis empresas que fecharam contrato com o Comitê Organizador Rio-2016. A estimativa é que possa chegar ao número de 10 patrocinadores masters.
- Esse patrocínio automotivo talvez seja um dos coroamentos da confiança mundial nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Com uma empresa estrangeira instalando aqui uma nova fábrica, trazendo uma contribuição de novos empregos, novos veículos - disse Nuzman, referindo-se à construção de uma fábrica da empresa japonesa em Resende, prevista para 2014.
Na cerimônia realizada no Rio de Janeiro para firmar o compromisso do novo investidor, a montadora japonesa garantiu o fornecimento de cerca de 4.500 veículos de diversos tipos para atender às necessidades de atletas, oficiais técnicos, mídia, equipes operacionais, Comitês Olímpicos Nacionais, Federações Esportivas Internacionais, Comitê Olímpico Internacional (COI) e parceiros comerciais. O presidente da Nissan no Brasil, Carlos Ghosn, afirmou que a empresa priorizará carros com energia limpa (álcool ou eletricidade).
Investimento também em atletas brasileiros
Além dos carros e do montante em dinheiro garantidos no contrato, a montadora também prepara um projeto paralelo de investimento em atletas brasileiros. O objetivo é selecionar promessas para 2016 e dar subsídios para que eles possam chegar ao pódio dos Jogos do Rio.
- Vamos montar um grupo de mentores para identificar possíveis atletas que, com um conforto financeiro, possam se preparar para em 2016 competir por medalhas - explicou o diretor de marketing, Carlos Murilo Moreno.
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