Pesquisar este blog

VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

KIM JONG-IL 1941-2011

Kim Jong-il, em coreano 金正日; 김정일, (16 de fevereirode 1941 (pelo registro soviético) ou 1942 (pelo registro norte-coreano) — 17 de dezembro de 2011) foi, de 1994 a 2011, o líder de facto da República Popular Democrática da Coreia do Norte. Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte e Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia — cargos máximos em âmbito militar e político no país, respectivamente — Kim Jong-Il herdou do pai,Kim Il-Sung, o controle autoritário da Coreia do Norte. No poder, Kim Jong-Il manteve a ideologia oficialjuche, de completa autossuficiência nacional, e um regime comunista de viés estalinista.
Kim Jong-Il era oficialmente cognominado de "Líder Supremo" (e também chamado de "Querido Líder", "Comandante Supremo" e "Nosso Pai"), e a referência a sua figura estava presente em quase todas as esferas da vida cotidiana norte-coreana, promovida por um ferrenho culto à personalidade que não admitiaoposição. Por esse motivo, Kim Jong-il era reconhecido internacionalmente como sendo o chefe de estado mais totalitário do planeta.
Era anteriormente chamado de "playboy" por supostamente gostar de mulheres e bebidas. E também apreciaria filmes de faroeste. Foi acusado ainda pelo rapto da atriz sul-coreana Choi Eun-hee e de seu marido, com a finalidade de fazerem filmes de propaganda da Coreia do Norte, porém nada nunca foi confirmado.
Em junho de 2009, noticiou-se que o líder da Coreia do Norte nomeou seu filho mais novo, Kim Jong-un, para lhe suceder, o que faria da Coreia do Norte um regime comunista de controle hereditário.
Kim Jong-il e o Presidente da Rússia,Dmitri Medvedev, em 2011.











A morte de Kim Jong-Il foi anunciada publicamente pela imprensa estatal da Coreia do Norte em 19 de dezembro de 2011, e teria ocorrido em 17 de dezembro. Fontes oficiais atribuíram o falecimento à "fadiga" do Líder Supremo e à "dedicação de sua vida ao povo". A agência de notícias sul-coreanaYonhap, com base em informações obtidas na Coreia do Norte, divulgou que Kim Jong-Il morrera no curso de uma viagem de trem, de ataque cardíaco.[1] Kim Jong-Il havia sofrido uma apoplexia em 2008.

O filho mais novo do ditador, Kim Jong-un, com quase 30 anos de idade e general de quatro estrelas do exército, foi designado como sucessor, iniciando assim a terceira geração a liderar o país.
Família de Kim Jong-Il
 
 
 
 
Kim Hyŏng-jik
 
Kang Pan-sŏk
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Kim Sŏng-ae
 
Kim Il-sung
 
Kim Jong-suk
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Kim Young-sook
 
 
Song Hye-rim
 
Kim Jong-il
 
Ko Young-hee
 
Kim Ok
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Kim Sul-Song
 
Kim Jong-nam
 
Kim Jong-chul
 
Kim Jong-un
 
 
 
 


Nenhum comentário: