Tweetar

Delano Williams: fenômeno caribenho tira passaporte britânico para tentar vaga olímpica (Foto: Reuters)
Delano Williams: fenômeno caribenho tira passaporte britânico para tentar vaga olímpica (Foto: Reuters)
A polêmica dos “britânicos de plástico”, nome dado aos esportistas estrangeiros que estão se naturalizando para ter mais chances de disputar os Jogos de Londres, agora tem os holofotes voltados para um jovem velocista. Nascido nas Ilhas Turcos e Caicos, no Caribe, Delano Williams só esteve na Inglaterra uma vez na vida e, na última semana, recebeu o novo passaporte. A próxima viagem do atleta de 18 anos para o país será apenas em junho, quando ele tentará uma vaga olímpica no time da nova pátria.
Delano engrossou uma lista que conta com a americana Tiffany Porter, a saltadora de longa distância Shara Proctor, Yamile Aldama (que nasceu em Cuba, mas também já defendeu o Sudão), entre outros. Apesar das críticas, o rapaz defende o sonho de disputar as Olimpíadas, e lembra que nasceu em um território britânico.
- Se eu quiser ir para as Olimpíadas, é o que eu preciso fazer. Não posso ir com Turcos e Caicos (o território é inelegível). Peguei o caminho que vai me levar ao meu objetivo que, de coração, é fazer parte do time britânico – disse o velocista, que atualmente estuda e mora na Jamaica, em entrevista ao diário britânico "Daily Mail".
De acordo com a legislação britânica, todos os moradores dos territórios (casos de Gibraltar, Ilhas Malvinas e outras 11 localidades) têm de fato direito a um passaporte britânico. O corredor requisitou o seu no dia 22 de janeiro e o recebeu há nove dias. Segundo uma regulamentação da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês), Delano poderá continuar a defender sua terra natal em outros eventos esportivos, incluindo o Mundial Júnior, em Barcelona, em junho.
O atleta espera que seu bom desempenho nas pistas tornem os comentários sobre sua escolha mais moderados. Pelas tomadas de tempo até o momento, as expectativas são muito boas. Nos 200m rasos, sua principal prova, marcou 20s53 em fevereiro, marca suficiente para ter disputado as finais do último Mundial e dos Jogos de Pequim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário