Pesquisar este blog

VISUALIZAÇÕES

18747

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mães passam cinco dias em fila para garantir vaga em creche de Fortaleza


Mães passaram até cinco dias esperando uma fila para garantir a matrícula dos filhos nas creches de Fortaleza. A matrícula das creches municipais de Fortaleza abriram nesta segunda-feira (6). Na creche Menino Maluquinho, no Bairro Pirambu, havia 25 vagas disponíveis. Para garantir uma das vagas, as mães acamparam na frente da creche desde quarta-feira (1º).
Algumas mães, por não terem onde deixar os filhos mantiveram as crianças na fila, sem conforto e segurança. "Se fosse para vir no dia, a gente não iria conseguir uma vaga. Então desde quarta-feira começamos essa luta, passamos as madrugadas ao relento", diz a dona de casa Eliene Miranda.
Durante os cinco dias de fila, a diretora da creche permitiu que as mães usassem o banheiro e o bebedouro da creche e também forneceu alimentação.
Na manhã desta segunda-feira, a creche começou o atendimento às 6h30 da manhã e logo se esgotaram as senhas de atendimento. Maria Fernandes foi uma das pessoas que conseguiu garantir a vaga da filha. "Foi com muito sacrifício, mas deu certo", comemora. Já a dona de casa Ângela não obteve vaga e a filha ficou na fila de espera por uma oportunidade. "Já vim de outra creche e não consegui. Agora vamos ver se dar certo com a fila de espera."
A Secretaria de Educação de Fortaleza diz que há vagas disponíveis e que não havia a necessidade de se formar fila cinco dias antes do atendimento. Segundo a secretaria, na Regional II, região da creche Menino Maluquinho, há outras unidades com o padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Educação. A secretaria diz ainda que será construída neste ano outra creche na Regional II de Fortaleza.

Nenhum comentário: