VAMOS SABER O QUE ACONTECEU DE BOM NESSE SÁBADO E DOMINGO, DIA 24 Á 25 DE SETEMBRO DE 2011.
VAMOS VER O QUE ACONTECEU DE MELHOR NA FORMULA 1 EM CINGAPURA.
Confira o resultado final do GP de Cingapura (309,087 quilômetros):
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 61 voltas em 1h59m06s537
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1s737
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 29s279
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 55s449
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m07s766
6 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m51s067
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
9 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta
10 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
11 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
12 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
13 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 2 voltas
15 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 2 voltas
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 2 voltas
17 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 2 voltas
18 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
19 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
20 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
21 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 5 voltas/acidente
UM DETALHE:
QUEM SE LEMBRA DESSA IMAGEM AQUI:
ESSA FOI DA PRIMEIRA CORRIDA FEITA EM CINGAPURA, AQUI, MASSA SAI COM A MANQUEIRA NO SEU CARRO, DEVIDO A UM ERRO DE EQUIPE, QUANDO FOI AUTORIZADA SUA SAÍDA EM PLENO ABASTECIMENTO.
NESSE DIA, TAMBEM ACONTECEU A BATIDA DE NELSINHO PIQUET, NA ÉPOCA DA RENAULT. LOGO MAIS TARDE, DURANTE A TRANSMISSÃO DA GLOBO, REGINALDO LEME COMENTA QUE ESSA BATIDA TERIA SIDO PROPOSITAL PARA PREJUDICAR PILOTOS, O QUE ACABOU SENDO VERDADE, PREJUDICANDO O MASSA.
NESSE ANO ACONTECE MAIS UM ACIDENTE COM MASSA, MAS DESSA VEZ FOI SÓ UM TOQUE QUE ACABOU RASGANDO O SEU PNEU:
Para Martin Whitmarsh, incidente com Felipe Massa foi erro normal de corrida
VAMOS VER O QUE ACONTECEU DE MELHOR NA FORMULA 1 EM CINGAPURA.
Vettel passeia em Cingapura, vence
e fica a um ponto do bicampeonato.
Alemão abre 124 pontos sobre Jenson Button, segundo na corrida noturna. Hamilton bate em Massa, mas fica em quinto. Brasileiro termina em nono
Foi um verdadeiro passeio na noite de Cingapura. Com um desempenho avassalador durante a maior parte da corrida deste domingo, Sebastian Vettel não deu chances aos rivais e chegou à nona vitória na temporada 2011. De quebra, o alemão da RBR ainda ficou a apenas um ponto do bicampeonato no GP do Japão. Com 124 pontos de vantagem sobre Jenson Button, segundo colocado nas ruas da cidade-estado asiática, o líder do campeonato precisa apenas de um décimo lugar no circuito de Suzuka, em 9 de outubro, para levar o título com quatro provas de antecipação.
A vitória colocou Vettel em um clube muito restrito: o alemão se juntou a Nigel Mansell (1992) e Michael Schumacher (1995, 2000, 2001, 2002 e 2004) como os únicos pilotos a triunfarem nove ou mais vezes em uma temporada da Fórmula 1. O alemão tomou um susto em seu último pit stop, quando Heikki Kovalainen quase bateu em seu carro. Button até chegou a ensaiar uma pressão no piloto da RBR nas últimas voltas da prova, mas não o suficiente para ameaçá-lo. Mark Webber, companheiro de Vettel, completou o pódio na terceira posição.
Sofrendo com um carro desequilibrado, Fernando Alonso acabou superado por Webber na saída do safety car, que entrou em ação devido ao forte acidente de Michael Schumacher - que escapou ileso - na 29ª volta. O espanhol, assim, teve de se contentar com a quarta posição. Tanto o espanhol da Ferrari quanto o australiano da RBR viram suas chances de título, que já eram pequenas, se encerrarem após a corrida noturna. Apenas Button ainda pode ameaçar Vettel, ainda que de forma muito remota, no fim da temporada.
Lewis Hamilton, da McLaren, foi o quinto colocado após uma boa recuperação. Entretanto, o inglês não escapou de uma punição após bater na roda traseira direita de Felipe Massa antes da metade da corrida. Ele já recebeu cinco sanções por incidentes de prova nesta temporada, maior número entre os pilotos em 2011. Com um gasto excessivo de pneus, o brasileiro da Ferrari ainda conseguiu salvar uma nona posição após ter o pneu furado pelo rival. Após a corrida, os dois discutiram quando davam entrevistas.
O escocês Paul di Resta foi outro destaque da corrida, após chegar na sexta posição com a Force India. Ele chegou a estar na terceira posição após fazer um pit stop a menos que a maioria de seus rivais. Os outros brasileiros ficaram fora dos pontos: Rubens Barrichello, com a Williams, chegou a estar em décimo, mas acabou em 13º. Já Bruno Senna foi o 15º com a Renault-Lotus, mas ultrapassou Vitaly Petrov e chegou à frente do russo, apenas o 17º.
A corrida
Com tempo úmido, muito calor e ameaça de chuva, os carros foram para o grid do Circuito de rua de Marina Bay no início da noite. Na largada, tudo como previsto: Vettel manteve a ponta, seguido por Button e Alonso. Webber, para variar, perdeu posições (foi para quarto) e Hamilton, ao se afobar para passar o australiano, caiu para oitavo, ao ser superado por Schumacher na primeira volta.
Na frente, Vettel começava a demonstrar seu domínio. Em cinco voltas, abriu uma vantagem de cinco segundos e meio sobre Button. Mais atrás, Hamilton começava a se recuperar: usando a asa móvel, o inglês passou Schumacher e Rosberg antes da sexta volta. Seu alvo agora era Massa, o quinto. Em terceiro, Alonso começava a perder terreno para Webber, que tentava a recuperação.
Massa e Hamilton entraram juntos nos boxes na 12ª volta e o brasileiro conseguiu se manter à frente. Entretanto, no retorno à pista, o inglês exagerou ao tentar a ultrapassagem e acertou a roda traseira esquerda do brasileiro, quebrando sua asa e furando o pneu do piloto da Ferrari. Por causa do incidente, Hamilton acabou recebendo um drive through da direção de prova na 15ª passagem. Os dois tiveram de retornar aos boxes para novos pit stops após o acidente na pista.
Vettel fez seu primeiro pit stop na 15ª, ao mesmo tempo que Button. A ordem na pista permaneceu inalterada e o alemão voltou bem rápido, fazendo voltas mais rápidas em sequência. A vantagem do piloto da RBR já estava acima dos 11 segundos neste momento da corrida. Após as paradas, Di Resta ainda se mantinha na pista, em terceiro, e Alonso superou o rival na 19ª volta.
Enquanto Massa e Hamilton tentavam se recuperar para lutar por pontos, Vettel continuava a passear na noite cingapuriana. Com o gasto de pneus em ordem e o consumo de combustível dentro do esperado, de acordo com a RBR, o alemão podia continuar a acelerar seu carro sem grandes preocupações. A vantagem sobre Button já estava acima dos 12 segundos.
Só que, na 29ª volta, Vettel levou um susto. Após uma disputa entre Rosberg e Pérez, Schumacher tentou a ultrapassagem sobre o mexicano, mas errou o cálculo e bateu forte, provocando a entrada do safety car. A vantagem do alemão foi neutralizada, mas ainda assim ele deu sorte: alguns retardatários ficaram colocados entre ele e Button. No momento da relargada na 34ª passagem, Vettel já estava quatro segundos à frente. Webber superou Alonso no meio do tráfego.
Após três voltas da relargada, a vantagem de Vettel já estava acima dos dez segundos. Mais atrás, Hamilton fez ultrapassagens em sequência e assumiu a sexta posição após superar Sutil e Rosberg. Button tentava fazer apenas uma parada, mas o gasto de pneus era muito alto. O inglês teve de fazer sua última parada na 48ª volta, no que foi seguido por Vettel na seguinte.
Vettel ainda tomou um susto no fim da corrida, quando Heikki Kovalainen foi liberado de forma insegura pela Lotus e quase bateu no carro do alemão. Mas o líder do campeonato escapou ileso, por sorte. As últimas voltas ainda foram palco da aproximação de Button, mas uma série de retardatários atrapalhou a iniciativa do inglês. No fim, o piloto da RBR não teve dificuldades para vencer a nona na temporada 2011 da Fórmula 1.
Alemão abre 124 pontos sobre Jenson Button, segundo na corrida noturna. Hamilton bate em Massa, mas fica em quinto. Brasileiro termina em nono
Foi um verdadeiro passeio na noite de Cingapura. Com um desempenho avassalador durante a maior parte da corrida deste domingo, Sebastian Vettel não deu chances aos rivais e chegou à nona vitória na temporada 2011. De quebra, o alemão da RBR ainda ficou a apenas um ponto do bicampeonato no GP do Japão. Com 124 pontos de vantagem sobre Jenson Button, segundo colocado nas ruas da cidade-estado asiática, o líder do campeonato precisa apenas de um décimo lugar no circuito de Suzuka, em 9 de outubro, para levar o título com quatro provas de antecipação.
A vitória colocou Vettel em um clube muito restrito: o alemão se juntou a Nigel Mansell (1992) e Michael Schumacher (1995, 2000, 2001, 2002 e 2004) como os únicos pilotos a triunfarem nove ou mais vezes em uma temporada da Fórmula 1. O alemão tomou um susto em seu último pit stop, quando Heikki Kovalainen quase bateu em seu carro. Button até chegou a ensaiar uma pressão no piloto da RBR nas últimas voltas da prova, mas não o suficiente para ameaçá-lo. Mark Webber, companheiro de Vettel, completou o pódio na terceira posição.
Sofrendo com um carro desequilibrado, Fernando Alonso acabou superado por Webber na saída do safety car, que entrou em ação devido ao forte acidente de Michael Schumacher - que escapou ileso - na 29ª volta. O espanhol, assim, teve de se contentar com a quarta posição. Tanto o espanhol da Ferrari quanto o australiano da RBR viram suas chances de título, que já eram pequenas, se encerrarem após a corrida noturna. Apenas Button ainda pode ameaçar Vettel, ainda que de forma muito remota, no fim da temporada.
Lewis Hamilton, da McLaren, foi o quinto colocado após uma boa recuperação. Entretanto, o inglês não escapou de uma punição após bater na roda traseira direita de Felipe Massa antes da metade da corrida. Ele já recebeu cinco sanções por incidentes de prova nesta temporada, maior número entre os pilotos em 2011. Com um gasto excessivo de pneus, o brasileiro da Ferrari ainda conseguiu salvar uma nona posição após ter o pneu furado pelo rival. Após a corrida, os dois discutiram quando davam entrevistas.
O escocês Paul di Resta foi outro destaque da corrida, após chegar na sexta posição com a Force India. Ele chegou a estar na terceira posição após fazer um pit stop a menos que a maioria de seus rivais. Os outros brasileiros ficaram fora dos pontos: Rubens Barrichello, com a Williams, chegou a estar em décimo, mas acabou em 13º. Já Bruno Senna foi o 15º com a Renault-Lotus, mas ultrapassou Vitaly Petrov e chegou à frente do russo, apenas o 17º.
A corrida
Com tempo úmido, muito calor e ameaça de chuva, os carros foram para o grid do Circuito de rua de Marina Bay no início da noite. Na largada, tudo como previsto: Vettel manteve a ponta, seguido por Button e Alonso. Webber, para variar, perdeu posições (foi para quarto) e Hamilton, ao se afobar para passar o australiano, caiu para oitavo, ao ser superado por Schumacher na primeira volta.
Na frente, Vettel começava a demonstrar seu domínio. Em cinco voltas, abriu uma vantagem de cinco segundos e meio sobre Button. Mais atrás, Hamilton começava a se recuperar: usando a asa móvel, o inglês passou Schumacher e Rosberg antes da sexta volta. Seu alvo agora era Massa, o quinto. Em terceiro, Alonso começava a perder terreno para Webber, que tentava a recuperação.
Massa e Hamilton entraram juntos nos boxes na 12ª volta e o brasileiro conseguiu se manter à frente. Entretanto, no retorno à pista, o inglês exagerou ao tentar a ultrapassagem e acertou a roda traseira esquerda do brasileiro, quebrando sua asa e furando o pneu do piloto da Ferrari. Por causa do incidente, Hamilton acabou recebendo um drive through da direção de prova na 15ª passagem. Os dois tiveram de retornar aos boxes para novos pit stops após o acidente na pista.
Vettel fez seu primeiro pit stop na 15ª, ao mesmo tempo que Button. A ordem na pista permaneceu inalterada e o alemão voltou bem rápido, fazendo voltas mais rápidas em sequência. A vantagem do piloto da RBR já estava acima dos 11 segundos neste momento da corrida. Após as paradas, Di Resta ainda se mantinha na pista, em terceiro, e Alonso superou o rival na 19ª volta.
Enquanto Massa e Hamilton tentavam se recuperar para lutar por pontos, Vettel continuava a passear na noite cingapuriana. Com o gasto de pneus em ordem e o consumo de combustível dentro do esperado, de acordo com a RBR, o alemão podia continuar a acelerar seu carro sem grandes preocupações. A vantagem sobre Button já estava acima dos 12 segundos.
Só que, na 29ª volta, Vettel levou um susto. Após uma disputa entre Rosberg e Pérez, Schumacher tentou a ultrapassagem sobre o mexicano, mas errou o cálculo e bateu forte, provocando a entrada do safety car. A vantagem do alemão foi neutralizada, mas ainda assim ele deu sorte: alguns retardatários ficaram colocados entre ele e Button. No momento da relargada na 34ª passagem, Vettel já estava quatro segundos à frente. Webber superou Alonso no meio do tráfego.
Após três voltas da relargada, a vantagem de Vettel já estava acima dos dez segundos. Mais atrás, Hamilton fez ultrapassagens em sequência e assumiu a sexta posição após superar Sutil e Rosberg. Button tentava fazer apenas uma parada, mas o gasto de pneus era muito alto. O inglês teve de fazer sua última parada na 48ª volta, no que foi seguido por Vettel na seguinte.
Vettel ainda tomou um susto no fim da corrida, quando Heikki Kovalainen foi liberado de forma insegura pela Lotus e quase bateu no carro do alemão. Mas o líder do campeonato escapou ileso, por sorte. As últimas voltas ainda foram palco da aproximação de Button, mas uma série de retardatários atrapalhou a iniciativa do inglês. No fim, o piloto da RBR não teve dificuldades para vencer a nona na temporada 2011 da Fórmula 1.
Confira o resultado final do GP de Cingapura (309,087 quilômetros):
resultado da corrida de Cingapura:
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1s737
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 29s279
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 55s449
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m07s766
6 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m51s067
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
9 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta
10 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
11 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
12 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
13 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 2 voltas
15 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 2 voltas
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 2 voltas
17 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 2 voltas
18 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
19 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
20 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
21 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 5 voltas/acidente
UM DETALHE:
QUEM SE LEMBRA DESSA IMAGEM AQUI:
NESSE ANO ACONTECE MAIS UM ACIDENTE COM MASSA, MAS DESSA VEZ FOI SÓ UM TOQUE QUE ACABOU RASGANDO O SEU PNEU:
Chefe da McLaren sai em defesa de
Lewis Hamilton 'Não merecia punição'
Para Martin Whitmarsh, incidente com Felipe Massa foi erro normal de corrida
Após a enorme polêmica entre Lewis Hamilton e Felipe Massa por causa de um incidente no início da corrida, Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, saiu em defesa de seu piloto. Em uma tentativa frustrada de ultrapassagem, o inglês quebrou o bico do carro e furou o pneu da Ferrari. O brasileiro já se estressado com o adversário no treino classificatório de sábado, quando Hamilton forçou passagem na volta de saída dos boxes. Segundo o dirigente, o incidente entre os dois foi normal e a punição, exagerada.
- Lewis não merecia uma punição com um drive through. Foi um incidente de corrida, pelo que entendi. Seria muito fácil para ele ficar muito frustrado, mas você viu duas ultrapassagens fantásticas e precisas. Outros não teriam feito o mesmo. Ele é comprometimento e paixão, precisa apenas controlar isso. Você precisa assumir alguns riscos e ele é um cara que quer ultrapassar rapidamente. Depois ele se arrependerá. Talvez ele pudesse esperar algumas curvas, mas as coisas dão errado às vezes. Conversaremos, mas em particular. Ele exagera no ímpeto ocasionalmente? Sem dúvidas, mas é um grande piloto e se recuperou - disse Whitmarsh.
Após a corrida, o brasileiro foi reclamar pessoalmente com o piloto. Enquanto Hamilton dava entrevistas para a TV alemã RTL, Massa apareceu, deu dois tapas no braço do britânico e disse ironicamente "bom trabalho". O piloto da McLaren retrucou rapidamente: "Não me toque", e continuou a entrevista com cara de poucos amigos. Depois, o piloto da Ferrari disse que se o rival continuasse a pilotar desta forma, nunca mais seria campeão. Whitmarsh discorda.
- Acho que ele está errado. Lewis ainda é um jovem, está aprendendo em todos os momentos. Ele é agressivo e assertivo; vai vencer corridas e estou certo de que será campeão mais vezes.
VAI GOSTAR DE ACIDENTE LÁ LONGE.
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