
Kanaan se mostrou satisfeito com os testes feitos nesta quarta-feira em Indianapolis / evin C. Cox/GETTY IMAGES/ NORTH AMERICA/AFP
ony Kanaan ficou satisfeito com o novo pacote aerodinâmico do DW-12 feito especificamente para circuitos ovais rápidos da Fórmula Indy. Ele testou o carro Dallara nas 2,5 milhas do Indianapolis Motor Speedway nesta quarta-feira.
"O carro está mais equilibrado que no ano passado. Trabalhamos, conversamos. Algumas pessoas criticaram o projeto no fim do ano passado, mas é novo e tivemos que desenvolver. A Dallara fez um grande trabalho junto do Will Phillips (vice-presidente de tecnologia da Indy) e de toda a categoria. Estamos na direção certa".
O kit aerodinâmico testado em Indianápolis conta com novos defletores para as rodas traseiras, que diminuem a turbulência gerada pelos pneus. São mais altos, leves e possuem um formato ligeiramente diferente do apresentado pelos defletores empregados até agora em pistas mistas ou de rua - que também serão destinados aos traçados ovais menores, como Texas Motor Speedway, Iowa Speedway e Milwaukee Mile.
Além do piloto da KV Racing, o outro brasileiro, Helio Castroneves, também gostou da experiência que viveu na pista. "É diferente. Não há dúvidas, porque estávamos muito acostumados ao outro carro", lembrou o piloto da Penske. "É como qualquer coisa que precisa de desenvolvimento, e neste momento é o que estamos fazendo. Toda vez que estamos aqui é extremamente importante porque a gente descobre o que fazer e o que não fazer", apontou.
Nove pilotos participaram da sessão - um por equipe -, e apenas carros equipados com motores Honda e Chevrolet participaram: Tony Kanaan (KV-Chevrolet), Scott Dixon (Ganassi-Honda), Helio Castroneves (Penske-Chevrolet), Takuma Sato (Rahal-Honda), Mike Conway (AJ Foyt-Honda), Marco Andretti (Andretti-Chevrolet), Justin Wilson (Dale Coyne-Honda), Ed Carpenter (Carpenter-Chevrolet) e JR Hildebrand (Panther-Chevrolet).
A Lotus, com problemas de reposição, não pôde estar no teste.
As equipes também estão testando a nova mesa principal da asa traseira (em ângulos variando de zero a 10 graus), com as saias que se estendem das paredes externas do carro, e as aletas instaladas asas dianteira e traseira, além de trabalhar o fluxo de ar nos radiadores.
"Estamos tentando encontrar a melhor aerodinâmica possível para líder com estas curvas", disse Justin Wilson, da Dale Coyne Racing. "É uma curva de aprendizado gigantesca quando se vai pela primeira vez à pista. Uma vez atrás do volante, chega a parecer com o carro antigo, de tão rápido que estamos nos acostumando", afirmou.
Os nove pilotos, que testaram o carro hoje, voltam à pista nesta quinta-feira.
A próxima etapa da Indy acontece no dia 15 de abril, em Long Beach. Depois, a Indy desembarca no Brasil, para a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, no dia 29, nas ruas e no sambódromo de São Paulo.
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