Pesquisar este blog

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fortaleza ganha 44 leitos para atender pacientes usuários de drogas


Fortaleza ganha 44 leitos para atender usuários de drogas que não conseguem largar o vício. A verba para criação dos leitos é repassada pelo governo federal a cidades que aderirem ao programa de saúde "Crack, é possível vencer", lançado há dois meses.
Os pacientes poderão ficar 15 no leito, e o atendimento é 24 horas. "É um momento em que as pessoas vão pode se liberar das drogas, liberar o organismo desse excesso de drogas que ele tem no corpo. Durante cinco dias ele vai se hidratando, comendo bem, se alimentando bem, livre do uso das drogas", explica a enfermeira Carmem Gonçalves.


Parte do novos leitos são instalados na Santa Casa de Misericórdia, onde já há 12 espaços desse tipo. "Eu quero ter meus filhos de volta, faz 13 anos que não os vejo, e sinto saudade. Mãe é sempre mãe. E essa é uma das causas por quero largar. A gente perde a família, depois a liberdade e saúde", diz uma das primeiras pacientes dos novos leitos. Ela é mãe de três filhos, era poliglota e corretora de imóveis e atualmente é moradora de rua. Com ajuda do tratamento, ela espera poder voltar a viver com a família.
Além da Santa Casa, dois Centros de Atenção Psicossocial vão receber leitos voltados ao tratamento de usuários de droga. Atualmente, há 50 leitos no Ceará voltados para esse tipo de tratamento, 28 deles na capital. Com os novos leitos, Fortaleza terá 72 leitos.

Nenhum comentário: